Investigação da Player Experience no Engajamento com Jogos e Aplicações Gamificadas de Internet das Coisas
(PROJETO PIBIC 2021/2022)
Responsável: Profa. Ticianne Darin
O paradigma de Internet das Coisas (IoT) tem conquistado espaço no âmbito do design e desenvolvimento de jogos digitais e interações gamificadas, uma vez que oferece uma gama de possibilidades para inovações com aplicação em cidades inteligentes, educação, saúde e abordagens de mudança de comportamento. No entanto, ainda são escassos os métodos e ferramentas adequados que permitam medir experiências de entretenimento de modo sensível, confiável e válido. Dessa forma, é necessário investigar a avaliação da interação jogador-jogo apoiada na aplicação de múltiplos métodos ou métodos mistos, que permita entender a Player Experience e avaliar o jogo IoT de modo holístico, considerando também fatores humanos, contextuais e técnicos e promovendo o engajamento dos jogadores.
O objetivo geral deste projeto é identificar o estado da arte no design e avaliação de jogos nos diferentes domínios de Internet das Coisas fornecendo, também, evidências para a compreensão prática das questões envolvidas no engajamento de usuários com esses jogos.
Utilizamos uma abordagem metodológica mista utilizando métodos qualitativos e quantitativos para explorar o tema e confirmar os resultados, permitindo uma triangulação dos dados para o delineamento de conclusões. Como resultados, planejamos obter um Esquema de Classificação de Jogos Iot e a identificação das propriedades psicométricas do Engajamento relevantes para as características de jogos IoT.