Laboratório de Usabilidade: Ensino e Prática de UX Design e seus Métodos
O curso Sistemas e Mídias Digitais (SMD) é multidisciplinar e atualmente está dividido em 4 itinerários formativos principais: sistemas multimídia, design digital interativo, audiovisual e jogos. O itinerário formativo de Design Digital Interativo é responsável por forjar nos alunos conhecimentos técnicos e acadêmicos capazes de formar profissionais com conhecimento interdisciplinar sobre as disciplinas relacionadas à comunicação visual e seus princípios, aos aspectos teóricos e práticos de design e aos pilares da interação humano-computador. Tais conhecimentos são explorados no mercado de trabalho de maneira intensa, especialmente em um cenário onde o desenvolvimento de tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) aumenta exponencialmente. Esse crescimento tecnológico faz com que a indústria procure cada vez mais entender as necessidades específicas dos usuários, com a finalidade de criar produtos melhores, que agradem ao público e se destaquem. A comunidade acadêmica também analisa os produtos digitais interativos, por isso traz sempre novas informações sobre como torná-los mais úteis, eficazes, eficientes, satisfatórios e acessíveis, propondo o desenvolvimento de tecnologia digital que contemple a dignidade humana, bem como aspectos éticos .
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Com o propósito de atender a estas demandas, o curso de Sistemas e Mídias Digitais oferta, como disciplinas obrigatórias, Projeto Integrado 1 e Interação Humano-Computador 1 (IHC 1). Dando prosseguimento e compondo o itinerário formativo de Design Digital Interativo, oferta ainda as disciplinas de Interação Humano-Computador 2 (IHC 2) e Design Emocional. Tais disciplinas são as responsáveis por introduzir, fundamentar, discutir e praticar técnicas de coleta de dados que possibilitam a compreensão do comportamento humano em sua relação com a tecnologia, por meio da interpretação de métricas quali-quantitativas observáveis relacionadas usabilidade, acessibilidade, experiência do usuário e comunicabilidade. Aí estão incluídos métodos e instrumentos de design e avaliação do Design da Experiência do Usuário cuja aplicação é necessária para 1) criar produtos de design inovadores e criativos que atendam aos fatores humanos 2) descobrir se o desenvolvimento do produto está indo na direção correta e 3) garantir que o produto final realmente atende aos objetivos e necessidades originalmente identificados.
Estas abordagens contemplam características já estabelecidas no mundo científico, podendo ser classificadas, principalmente, como estudos de laboratório, estudos de campo, questionários, métodos de especialistas e métodos mistos. A literatura aponta a existência de um número inestimável de métodos, planejados – e adaptados – para serem executados em situações específicas, para tipos de produtos particulares, contemplando usuários representativos, por pesquisadores com múltiplos níveis de experiência e contexto sócio cultural. Por essa razão, faz-se necessário produzir materiais didáticos especificamente voltados para orientar o aluno que está ingressando neste mundo a saber como aplicar na prática os conceitos téoricos que aprende nas disciplinas do curso, quais os métodos e instrumentos são adequados para cada caso, como calcular métricas específicas de cada critério de qualidade de uso, além de como analisar corretamente os dados levantados. Por fim, formação complementar às disciplinas é necessária nesta nessas áreas porque o conhecimento superficial leva a práticas indevidas, já que as pessoas entram na área sem ter o devido contato com os conteúdos estudados dentro da mesma. Dada essa necessidade, o presente projeto visa promover oficinas, palestras e produção de vídeos difundindo a aplicação prática de aspectos teóricos da UX, design de interfaces, interação e experiência em diferentes mídias.
Com isso, espera-se que os alunos das disciplinas IHC1, IHC2, Design Emocional e Teoria e Crítica do Design refinem sua prática e desenvolvam um embasamento para, tanto no mundo acadêmico como no mercado de trabalho, serem capazes de aplicar conscientemente as técnicas de coleta de dados a avaliação adequadas, conforme exigido pelas distintas situações que enfrentarão.