Professora Responsável: Ticianne Darin

A Célula de Design e Multimídia nasceu em 2012 como um espaço não formal para reunir os alunos do Curso de Bacharelado de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará no estudo de conceitos, técnicas e procedimentos relacionados ao estudo e desenvolvimento de produtos multimídia, design e avaliação de interfaces e experiência do usuário, temáticas intrinsecamente relacionadas ao mercado de trabalho atual.

Vídeo: Apresentação célula multimídia.

Os alunos participantes da Célula utilizam uma abordagem interdisciplinar de desenvolvimento de projetos para aprimorar seus conhecimentos nas áreas de design, comunicação e tecnologia da informação, entendendo sua
aplicabilidade. Além disso, pesquisam na área de multimídia e Interação Humano-Computador (IHC) realizando projetos experimentais e buscando por diferentes técnicas e procedimentos metodológicos visando desenvolver perfil pesquisador nos alunos.

Como é comum que o meio acadêmico priorize os saberes discursivos e as
competências teóricas em detrimento das aptidões técnicas e práticas, os alunos que se integram à Célula desenvolvem projetos práticos de produção de mídias digitais. Eles têm a oportunidade de realizar atividades práticas no Laboratório de Usabilidade do Sistemas e Mídias Digitais, aprendendo a utilizar técnicas específicas voltadas a execução de projetos de multimídia e design de interfaces e interação.

Como resultado, além de desenvolver estudos para compor seus portfólios profissionais, tem elaborado materiais didáticos baseados em multimídia, submetido produtos multimidia para festivais e concursos de Design, publicado artigos científicos, entre diversas outras possibilidades, de acordo com os perfis que desenvolvem.

Com o presente projeto, visamos estender o alcance da Célula de Design e Multimídia em 2021 para além dos alunos do SMD de duas formas.  Primeiro, oferecendo oportunidade de participação na execução de projetos colaborativos para alunos de ensino médio e pessoas que ainda não ingressaram na Universidade, mas estão interessados por tecnologia e mídias em geral; e alunos de ensino técnico e graduação em áreas correlacionadas a Tecnologia da Informação. Segundo, realizando palestras abertas ao público por meio dos canais no Youtube do projeto, incluindo a realização de oficinas práticas remotas para a capacitação em produção multimídia, design e avaliação de interfaces, interação e experiência do usuário.

Mais informações: https://instagram.com/celulamultimidia/